quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Município de Ribeira Grande de Santiago


O ano de 2005, a Cidade Velha eleva novamente o seu antigo categoria de Cidade (Lei nº. 62/VI/2005) e o seu nome original: RIBEIRA GRANDE DE SANTIAGO. Nesse mesma época autonomiza-se da dependência da municipal da Praia. Ao ser criado o Município de Ribeira Grande de Santiago (Lei nº 63/VI/2005, de 09 de Maio) com sede na Cidade Velha. Concebe um território de164Km2 e uma população de 9.628 habitantes, com uma predominância do sexo feminino de 53,5% sobre o masculino de 46,5%. Organizadas nas freguesias de Santíssimo Nome de Jesus e São João Baptista.
O actual presidente é o Sr. Manuel de Pina.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Cidade Velha Maravilha



Cidade V elha, Maravilha
De longe te avisto
Lá no fundo no meio do mar e dos vales
Linda!
Te imagino a rainha das frotas marítimas,
O porto de paragem obrigatória
Continuas rainha
Linda
Beleza incomparável
Berço da humanidade cabo-verdiana
Linda
O tempo passou
Lá foram cinco séculos e meio
Mas tu aguarda contigo belezas remotas
Belezas patrimoniais vivas e guardadas
Ainda sinto a resistência dos povos que ai passaram
Dos povos que fez nascer o povo crioulo
Linda e maravilha!

Primeira cidade europeia a sul da Sahara


Primeira cidade europeia a sul da Sahara, descoberta em 1460 por António da Noli e Diogo Gomes a serviço de D. Henrique de Portugal, que sulcaram as ondas do Mar Oceano na caravelas e encontrou assim a primeira ilha, ilha Santiago, cuja encontrara desabitada. As ilhas começaram a ser povoadas por volta de 1462, inicialmente com europeus, e posteriormente com colonização dos povos da Costa Ocidental da África. Desenvolvida a partir dai, época do início da ocupação da ilha de Santiago, no contexto do processo de expansão marítima europeia, liderada entre os séculos XV e XVII por Portugal e Espanha e que, devido a sua posição estratégica, se transformou num ponto-chave nas rotas entre Europa, África e América, assim como Ásia através da Rota do Cabo. Tudo começa pela Cidade Velha, pelo que é legítimo afirmar que a sua história se encontra intimamente ligada a génese e evolução do próprio comércio transatlântico de escravos que marcou este período de triste memoria história da humanidade.

Se Catedral


O início da construção de SÉ CATEDRAL terá sido em 1556, data do episcopado de D. Frei Francisco da Cruz, responsável pela edificação de vários outros edifícios religiosos, como o Paço Episcopal , de que não ficaram vestígios, conhecendo-se contudo a sua antiga localização. As obras de Sé Catedral terão sido suspensas por volta de 1592 e ficando paradas durante uns 130 anos, pelo que a Sé só terá ficado concluída em 1700. Em 1712 foi saqueada por corsários franceses, comandados por Jacques Cassard, que a deixaram bastante danificada e pilharam grande parte do seu recheio. Nem os sinos escaparam. O saque foi avaliado em cerca de 3 milhões de libras esterlinas.
As ruínas podem bem ser consideradas como um palco a céu descoberto, deixando o visitante apreciar as suas dimensões colossais. É, sem dúvida, o centro de interesse histórico do bairro de São Sebastião.

Fortaleza


O Forte Real de São Filipe, também referido como Fortaleza Real de São Filipe, ergue-se no alto de uma elevação – a Achada de São Filipe -, a 120 metros acima o nível do mar.
Foi construído em defesa da cidade após ao ataque do corsário inglês Francis Drake em 1578 e em 17 de Novembro de 1585.
As obras foram iniciadas em 1587 e concluídas em 1593, sob cargo do engenheiro militar João Nunes e com traça do arquitecto Felipe Terzio.
Em 1712 foi novamente saqueada, por corsários franceses, agora sob comando de Jacques Cassard, desta vez saquearam violentamente a cidade, incendiando-a. E só veio a ser reconstruido na segunda metade do século XVIII.
Restauração
Em nossos dias sofreu intervenção de conservação e restauro entre 1968 e 1970, e mais recentemente, em 1999. Esta última registou-se no âmbito do plano de recuperação da Cidade Velha, por iniciativa do Ministério da Cultura de Cabo Verde, sob a coordenação do arquitecto português Siza Vieira, com recursos e execução da responsabilidade da Agência Espanhola de Cooperação Internacional.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário


A igreja de Nossa Senhora do Rosário, construído por volta de 1495. É a Templo colonial mais antiga do mundo na África. Nessa Igreja pregou o Padre António Vieira, em 1652, de passagem para o Brasil, vindo de Portugal. Na altura, o que mais surpreendeu ao grande orador português foi o facto de ter encontrado clérigos e cónegos dotados de uma sabedoria, que segundo ele próprio, faziam inveja aos melhores do Reino.
Igreja da Nossa Senhora de Rosário, considerada como a padroeira da confraria dos homens pretos da Cidade, no início terá sido uma capela “gótica”, de estilo manuelino.
A chave da sua abóbada tem um selo que representa a cruz da coroa portuguesa.

Pilourinho


Em 1520 foi erguido o primeiro Pelourinho na ilha, o qual é monumento, hoje, na praça, símbolo da escravatura. O que fez essa cidade desenvolver a base do tráfico negreiro, sendo capital até em 1770. Aqui eram açoitados os escravos, sendo a memória mais viva da época esclavagista em Cabo Verde.

Monumentos Patrimoniais de Cidade Velha



Cidade Velha – Ribeira Grande de Santiago tem o valor universal, estatuto de Património Mundial da Humanidade, de acordo com os seguintes aspectos:



  • Por ter sido o “berço” da emergência de uma nova cultura, a cultura cabo-verdiana;
    Por ter albergado no seu espaço, antes das sociedades americanas, uma sociedade multi-étnica que pôs em contacto permanente e duradouro africanos de Senegambia e europeus, principalmente da Península Ibérica, criando um quadro sociológico gerador de hibridismos culturais (como exemplos: musicalidades, religiosidades, expressões linguísticas e outros).

  • Por ter sido um centro de projecção de poder e de controlo do oceano e das rotas do comércio ultramarino, albergando por esse motivo uma estrutura de funcionários fiscais, militares, religiosos;

  • Por ser a primeira sede de governo europeu e bispado ao Sul do Sahara;
    Por ter sido o palco da criação e a recreação do mundo atlântico;

Bem-Vindo


Este é um espaço interactivo que pretende mostrar os encantos magníficos da Cidade Velha, cidade histórica, berço da humanidade cabo-verdiana, digna do estatuto património mundial da Humanidade. A Cidade Velha localiza-se no concelho da Ribeira Grande de Santiago, a 12 quilómetros da Praia, na costa de Cabo Verde.